Logo Fundação

Logo Fundação

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Reportagem sobre primeiro grande comício das Diretas é exibida em Plenário.

Veja uma reportagem sobre o primeiro grande comício das Diretas já, realizando em Curitiba no dia 12 de janeiro de 1984, com a participação de mais de 50 mil pessoas. O vídeo foi exibido a pedido do senador Albaro Dias (PSDB-PR). O parlamentar é autor do requerimento para a realização das sessão especial desta segunda (24) que comemorou os 30 anos da campanha pelo retorno das eleições diretas para presidente da República.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Alagoas Real : Teotônio Vilela : Os sentimentos messiânicos na e...

Alagoas Real : Teotônio Vilela : Os sentimentos messiânicos na e...: "... sofremos de carência generalizada, vai do feijão à Constituição." Teotônio Vilela TV Bandeirantes de São Paulo, outubro de...

Há 30 anos, mais de 15 mil pessoas se reuniram no Recife para comício pela Diretas Já na Praça da Independência

Um ato no Centro do Recife, que completa 30 anos nesta segunda-feira, marcou de forma decisiva o processo de redemocratização do país. 


Além da pauta eleitoral, os Senadores Marcos Freire e Jarbas Vasconcelos(PMDB) defendiam o fim da ditadura militar (1964-1985), o fim da Lei de Imprensa e a investigação dos crimes cometidos contra os opositores do regime.

 "Pernambuco foi um dos estados pioneiros, como o cômico de Abreu e Lima ( o primeiro realizado no país em favor das Diretas), em março de 1983. Um grupos encabeçado por quatro vereadores Reginaldo Silva, Severino Farias da Silva, José da Silva Brito (ex-presidente da Câmera e líder do movimento) e Antônio Amaro Cavalcanti, decidiram fazer o movimento. Sem prever a repercussão, eles encamparam a primeira manifestação pública em favor de eleições diretas no Brasil e, sem se darem conta, foram precursores de um movimento que percorreu o Brasil com a defesa da redemocratização e que ficou conhecido como o movimento pelas Diretas Já.

O ato aconteceu meses depois de o Senador Teotônio Vilela (AL) ter defendido em uma entrevista ao programa Canal Livre, na TV Bandeirantes, em outubro de 1982, a realização de eleições direitas no país. O tema, porém, era tabu, por causa da repressão. O local escolhido pelos vereadores foi a Praça da Bandeira, no centro de Abreu e Lima.



http://alagoasreal.blogspot.com.br/2010/09/teotonio-vilela-os-sentimentos.html