Logo Fundação

Logo Fundação

sexta-feira, 16 de maio de 2014

12ª Semana Nacional dos Museus: as coleções criam conexão

A Fundação Teotônio Vilela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura por meio do Memorial Teotônio Vilela, realizou nos dias 12 a 18 de maio a 12ª Semana dos Museus, que trouxe a temática: "Museus: as coleções criam conexões". As oficinas ocorreram no espaço da Fundação Teotônio Vilela, e teve como objetivo compartilhar e incentivar as conexões culturais, e suas diversidades por intermédio dos quais as coleções foram conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligações no espaço privilegiado da Fundação. Foram contemplados com essas oficinas alunos da Escola Estadual Ladislau Neto e Escola Estadual Tarcísio de Jesus, e crianças e adolescentes moradoras dos bairros da Vila Emater I e II, atendidas pelo Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - Bela Vista - da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas).


 Exposição 

 30 anos das Diretas Já e sua conexão pela participação social, a luta pela causa democrática através do acervo Teotônio Vilela.



   Ação Educativa


Objetivo foi estabelecer uma conexão com o colecionar e a forma que essas coleções são expostas nos Museus ou fora deles, de como é divertido colecionar e compartilhar. Com: Nós do Bordado (Lúcia e Nínna). 14/05/2014 





Em nossa oficina, a questão da memória será abordada pelo viés das coleções, a partir das experiências dos participantes. Todos nós, em maior ou menor proporção adquirimos, guardamos e expomos ao longo do tempo, objetos que falam de nós, do nosso tempo, das nossas relações com o meio. Enfim, essas coleções contam nossas histórias. 



Ação Educativa

Objetivo foi identificar, reconhecer e valorizar as próprias coleções, como também o repertório de memória pessoal, tomar consciência de sujeito da história e projetar conexões para o futuro. Com: Ilana Nunes. 15/05/2014

     
   A oficina “Conexão entre Museu + coleção = diversão”, teve o objetivo de fazer com que as crianças entrem em conexão com o colecionar e a forma que essas coleções são expostas nos Museus ou fora deles, de como é divertido colecionar e compartilhar com alguém algo que esse alguém já coleciona. O tema foi abordado de maneira lúdica e participativa, tivemos o momento de conhecer o espaço onde a oficina foi realizada (Fundação Teotônio Vilela), momento da rodinha, onde conversamos sobre os Museus e suas coleções, momento da contação da história (O homem que amava caixas), fotos de coleções.







Mesa Redonda

O protagonismo do Memorial Teotônio Vilela e sua conexão com os fatos relacionados ao movimento social das Diretas Já! com cientista político  Eduardo Magalhães e alunas da Escola Estadual Tarcísio de Jesus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário