Logo Fundação

Logo Fundação

terça-feira, 28 de maio de 2013

Viva Teotônio 96 anos, Maceió 2013.

Parabéns Teotônio Brandão Vilela,  Viçosa 28 de maio de 1917.


É difícil, senão impossível, nos dias de hoje, encontrarmos tanta unanimidade em relação a uma figura pública. Teotônio Vilela foi uma exceção. Nem todos, é obvio, concordavam com suas ideias. Agora, em sua conciencia, ninguém poderia discordar da autenticidade delas, forjadas num arraigado sentimento de patriotismo e tendo como objetivo maior o bem-estar do povo e da Nação. Nisso Teotônio Vilela foi único. Insuperável. O que se inicia parecia uma pregação demagógica, foi ganhando contornos mais nítidos e se impondo, com o tempo, pela realidade e força dos fatos.



Ferrenho inimigo da política econômica e batalhador incansável pela democracia, percorreu o Brasil, de Norte a Sul, somente municiado com as armas, às vezes mortíferas, de suas ideias e convicções. A mística de seu nome, contudo, somente começou a ganhar corpo após seu próprio corpo iniciar um processo corrosivo atacado pelo câncer. Aí sua pregação, ao invés de esmorecer, cresceu. Não se entregou nunca. Em lugar figura, claudicante no físico mas vigoroso no discurso, empolgava as plateias. Nesta postura resistiu toda sua aura, uma coragem interior dos fortes. Sem medo, lutava contra um mal, que, pela simples menção causa pânico em qualquer um. Nesses momentos era como se a vida estivesse zombando da morte e nos dando um dos mais belos e dignos exemplos que um homem pode oferecer como legado às gerações: a morte vence, mas a luta pela vida e os ideais não é em vão. Teotônio Vilela entrou, assim, definitivamente para a galeria dos "imortais" como um dos maiores vultos, sem favor algum, da História política brasileira.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alunos do Programa Segundo Tempo visitam o Memorial Teotônio Vilela

Alunos de escolas municipais atendidos pelo Programa Segundo Tempo (PST) tiveram uma quarta-feira diferente. Cerca de 350 estudantes visitaram o Memoriais Teotônio Viela. As crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 14 anos, foram acompanhados pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela, pelo secretário adjunto Antônio Oliveira, Elisângela Alves, coordenadora do PST e por Carlos André gerente do Memorial.


“Queremos proporcionar aos estudantes atividades extras e essas visitas são muito interessantes já que eles terão oportunidade de conhecer mais sobre a cultura de Alagoas e do Brasil. Hoje, os alunos das Escolas Municipais Pio X, Lindolfo Collor, Nosso Lar e Antídio Vieira vieram, mas todos os outros terão a oportunidade”, disse o secretário.




A maioria dos estudantes visitou um museu pela primeira vez. Luane Francilene Conceição da Silva, de 11 anos, disse que estava encantada com o que teve a oportunidade de conhecer.
“Foi muito legal. A gente viu coisas que não conhecia. O Programa Segundo Tempo é muito bom porque a gente faz esporte e eu adoro jogar vôlei e queimado. E hoje ver tanta coisa interessante nos museus foi ótimo também”, afirmou Luane.
Completando 14 anos hoje, Ewerton Oliveira,  também visitou um museu pela primeira vez. O estudante da Escola Pio X contou que pratica futebol nas atividades do PST. “É muito bom participar e o hoje o pessoal do Programa Segundo Tempo trouxe a gente aqui nos museus”, disse Ewerton.