Logo Fundação

Logo Fundação

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Fundação Teotônio Vilela e o Memorial Teotônio Vilela relembram a Anistia - 33 anos da lei


Em nome da memória e da história do nosso Menestrel Teotônio Vilela, esta Fundação, a Fundação Teotônio Vilela, nesta data em que o Brasil celebra 33 anos da conquista, da vitória da promulgação da Lei da Anistia, no ano de 1979, faz um justo reconhecimento a três alagoanos que lutaram, se empenharam, dedicaram vida e profissão à causa da liberdade política em nosso Brasil; essa mesma causa que fez o nosso Teotônio, com  a sua ira santa, peregrinar pelo País, abrindo portas de cárceres, enfrentando o arbítrio e o autoritarismo do poder, liderando exércitos inteiros de brasileiros, numa guerra de paz, pela paz política da cidadania nacional.




Estamos hoje dando a cada uma dessas pessoas a Comenda Teotônio Vilela, na certeza de que reconhecendo a justeza da homenagem, revivemos a imortalidade da história da retomada democrática do Brasil, onde tantos e grandes alagoanos, como os homenageados de hoje, ajudaram, contribuíram, escreveram sua participação, de forma incisiva ou não, no êxito do resgate da identidade de todos os brasileiros. Já dizia o nosso Menestrel, na época mais dura da tirania da repressão política, que “lutar pela liberdade já não era rara façanha do civismo pela honra da nacionalidade, era também e imperiosamente a condição do homem na conquista da própria identidade”.


E é exatamente por causa dessa façanha, da façanha de mulheres e de homens como Eduardo Davino e os advogados José Costa e Mércia Albuquerque, que hoje o povo brasileiro se sente livre na sua manifestação política, na escolha de suas ideologias, na participação efetiva através do voto, dos sindicatos e associações organizadas, de entidades e instituições que se fortalecem na defesa e preservação dos direitos humanos.





Essa é a finalidade da Comenda Teotônio Vilela, a de resgatarmos a história na história de pessoas que nos fazem acreditar nos sonhos, na esperança, no futuro, na cidadania.

Aos homenageados, as reverências desta fundação à história de cada um de vocês, sabedores que somos que o estado democrático de direito conquistado em 1979, com a Anistia,  e em 1989, com eleições diretas para a presidência da República, só foi possível por que vocês, porque muitos de nós, sonhamos, acreditamos e lutamos por isso.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Guerreiro do Mestre Juvenal Domingos aos alunos do Théo Brandão

Para os alunos do turno da noite, o Guerreiro São Pedro Alagoanos fez a festa com professores e alunos. 

Alunos produziram cartaz para receber o grupo.










Professora Ana Regina muito animada com a festa.




Guerreiro Juvenal



Alunos do Théo Brandão Prestigiam o dia do Folclore


Durante todo dia as apresentações foram acompanhadas pelos alunos com muito entusiasmo e alegria, os grupos de Guerreiro estão de parabéns pela riqueza de detalhes das roupas, pela energia nas danças! 

Alunos felizes com a Festa.
Grupo Pedro Teixeira.
Grupo Pedro Teixeira







quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fundação Teotônio Vilela promove apresentações em comemoração ao dia do Folclore


Escolas da rede pública de Maceió vão receber, nesta quarta-feira (22), apresentações de folclore. A iniciativa faz parte das ações de apoio às manifestações culturais desenvolvidas pela Fundação Teotônio Vilela em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Memorial Teotônio Vilela e com apoio da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal).

A programação iniciará na escola Estadual Théo Brandão, às 9h, com o grupo de Guerreiro Pedro Teixeira e, às 20hs, será a vez do Guerreiro São Pedro do Mestre Juvenal Domingues apresentar a cultura popular aos alunos e professores.



No período da tarde, o PET-Bela Vista da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), no Sítio São Jorge, recebe, às 14h, o grupo da melhor idade Doce Vida, de Riacho Doce com a Ciranda de Tropé.


 Mais informações pelo telefone 8883 7566.